Produção industrial, alimentícia, ideológica: Produção de lixo.
Fibonacci!
Produção humana, tecnológica, capitalista, construções, megatérios, pontes, poluição, ausência, trabalho, ganhar, acender, apagar. Veleidades!
Ir, voltar, ficar, partir. Evaporar! Poluir: destruir! Voar.
Mentir: sobreviver, sobretudo, sobrepor.
O homem promove a associação e dissociação da matéria a partir de si para ciclos que sustentam a subsistência de todos, a destruição do planeta e a felicidade de uns.
Ignóbeis!
Tomas R. Malthus não foi lembrado. Instintos e satisfação das necessidades fisiológicas dão o mote da modernidade. Apesar do horror de duas guerras mundiais e seu troco às nações os homens fazem filhos tal qual os ratos.
Automóveis, tanques de guerra e aviões servem para fins equivalentes quando seu estômago e seu prazer estão na berlinda. Não tem mais volta: o homem matou o planeta. Hoje vivemos de fantasias e cinzas. Em breve: das cinzas que sobrarão das fantasias.
O fogo não dá apenas a forma a seus bens superestimados, mas a um planeta decadente!
Desertificação, assoreamento, escravidão. Paixões fugazes! Falácias governamentais e empresariais.
Vida em sociedade pede e define o fim da vida no planeta, sem eugenia ou pautado no poder de uma sobre todas "as nações" definham fingindo-se Superiores. Nos resta somente observar sucumbir a verdade, a natureza (qual pariu sua peste mais daninha: a raça humana que para dar certo haveria de não fabricar valores que neguem a vida em equilíbrio com a natureza).
Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. A pedagogia da existência e a pedagogia da essência. (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit
Forte... Diria chocante e tocante....
ResponderExcluirE o que deixaremos para os nossos filhos?
Abraços Antônio
Esperança e dúvidas, pois ambas na dose certa abrem horizontes!
ExcluirAbraço!