Pular para o conteúdo principal

Compleição obliqua



Que nos abala, nos alaga; me fisga.

  Qual lhe tece, lhe tolhe; m’apetece.

  Tal vos cinge, vos consome; m’arrefece.


Antonio Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo.

Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?

Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal.

Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma...


Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que "vulnerant omnes, ultima necat*. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas para sua marcha como se fosse a mai…

Sartre: o filósofo do nada e da decisão.

Entre as frases mais conhecidas de Sartre está a que diz que “o homem está condenado a ser livre”. Para este filosofo só o egoísmo nos explica. Não o egoísmo de Adam Smith, mas talvez se aproximasse do egoísmo hobesiano não houvesse uma distinção clara entre indivíduo e Estado respectivamente.
É através de uma necessidade egoísta que temos a obrigação de escolher “ou não” (que também é uma escolha, isto é, escolho não escolher). É ai que nasce sua certeza de que existe liberdade na ação do homem independente do seu tipo de escolha: se ação ou inação. Segundo seu pensamento o poder da decisão não é determinado pelas circunstâncias. Se assim fosse teríamos de imaginar que um mundo perfeito deveria existir com circunstancias estritamente agradáveis e imutáveis. Isso é impossível por ser um antimundo, um mundo da ideia, um mundo ilusório. Sua crítica existencialista o obriga a defender a inexistência do divino sobre o homem. Pensamento este que o aproxima de Feuerbach no sentido de dizer que…

Educação competitiva

Vez em sempre corre na mídia nacional brasileiros nascidos a sudeste discriminando brasileiros não nascidos ao sul (ou ao próprio sudeste). Onde podemos encontrar uma explicação para isso? Pensemos em muitas variáveis, porém as mais gritantes são a educação que essas pessoas tiveram e seus fins. Aqui está tudo resumido. Educação e fim determinam a personalidade do indivíduo (não falamos somente de educação escolar, mas a familiar que é a mais importante).  Em casa a educação deste futuro cidadão ou cidadã é voltada para um projeto de sucesso da família: desde cedo o sujeito tem de "ser o melhor" e é estimulado diuturnamente a competir - na escola a condição de permanência é a adquirição de notas. Depois de tecnicamente formado, com um canudo em mão, das academias que o prepararam (unicamente) para o trabalho e o ganho, uma vez que quem o deveria forma-lo para vida é sua família, o cidadão ou cidadã estão prontos para a sociedade: uma ideia de mundo distorcida pela competit…