Pular para o conteúdo principal

O olimpo esta entre nós...

Quem não gosta de cidades pequenas? Sempre ouvimos as pessoas dizendo gostar do clima, da calmaria, da tranquilidade impregnada em pequenas cidades. Diferente das metrópoles em tudo uma cidadezinha esconde todas as características e semelhanças das maiores.
Devemos lembrar que estes elementos não são imanências da cidade em si, mas das pessoas que cumprem um ritual sociológico. Logo se nota que o mérito aqui é tratar dos vícios humanos em relação ao poder.
O interlocutor aflito e apoplético logo dirá: - "como assim? Numa cidade pequena as pessoas são humildes, se cumprimentam, são amigáveis, sentam-se nos bancos das praças (ou da praça) para ver a tarde cair... Não entendo..."
No entanto existe a rotina sem tom de paisagem que o turista olha, mas não ver!
Estas cidadelas costumam ter "um juiz"; "um delegado"; "um médico"; alguns policiais e não muitos vereadores, mais dois advogados e lógico os filhos dos poderosos que parecem ter mais poder que os próprios investidos. Talvez por conta do pequeno volume de poderosos num lugar, este grupo, sem esquecer do prefeito, pensam ser os deuses locais. Não que estes sujeitos (em sua maioria) não se sinta um deus fora do olimpo e do seu tempo em qualquer lugar da face da terra, mas a propensão a magnitude divina toma azos de régulos quasímodos feudais quando esta figura é exígua no lugar.
Nestes ambientes um título vale quase boa conta bancária. O título de doutor, padre, delegado ou policial é um sinônimo de liberdade total (eu sou a lei - eles dizem ou estou no cume, dependo do ouvinte e do emissor); esses pequenos deuses modernos desbancam a "Lei" com aquela velha pergunta: - você sabe com quem está falando? Nestas plagas ter uma designação pomposa é um convite para ser soberbo, corruptor, indecente e explorador.
Porém, qual a diferença dos sujeitos da cidade grande? Está apenas nas pessoas de baixa renda que estão livres dos moldes do trabalho assalariado, desobrigados do ritmo mecânico das metrópoles, do sobe e desce e das caras iguais atrás dos óculos escuros. Ali os sujeitos permitem que aflorem seu "eu" livre dos jogos de cena que impregna as relações nas megalópoles. Onde novos semideuses sucumbem em mansões que custam milhões (sempre na perspectiva da exploração do outro de qualquer maneira que o sistema permitir...). 
Não há diferença! E se há está nos olhos de quem as deseja. O homem dentro de um sistema é equivalente em qualquer lugar do planeta. O que muda são suas ferramentas de exploração e o grau de conhecimento desenvolvido qualificado em forças centrifugas a partir das honrarias que cria para garantir a ordem de suas conquistas.
Segue o povo feliz obedecendo a seus régulos ou semideuses locais desatentos a auto gestão e anarquia que nega essa mistificação humana "conquistada através do trabalho de todos" cujo benefício é exclusivo de poucos: os que pensam serem deuses de seu pequeno olimpo.  Penso já diante de tanta impunidade e desigualdade que realmente o são.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa