Pular para o conteúdo principal

Não venha a São Paulo!

São Paulo com capital de nome igual despontou nas décadas finais do Século 18 em termos de grande centro comercial para a realidade brasileira daquela época.
Hoje sua capital com cerca de 12 milhões de habitantes vive o caos em tudo que seja questão social.
Transito caótico e assassino; as mortes se aproximam anualmente, segundo pesquisas, a números de países em guerra civil.
Em São Paulo (capital) é mais gritante a desigualdade social, contudo não de fácil percepção porque o Estado e as empresas de crédito promovem a "felicidade financiada" garantindo a satisfação dos assalariados endividados. Carros e outros objetos de desejo são comprados em parcelas que duram uma infância.

A elite está blindada em automóveis e casas de milhão para cima. As classes "B" e "C" se esmeram em financiar a vida, pois a TV ensina a ter o mínimo de conforto. Os antolhos estão em muitas faces e diálogos. O povo se empurra no transporte público como animais sem nenhum respeito pelo próximo:
Note (foto abaixo) que a senhora usa uma bota ortopédica e não recebeu dos presentes a oferta de um banco (isso por 6 estações). Adolescentes e
adultos fingem sonolência para resguardarem-se sentados diante de uma
cena como esta ou na chegada de um idoso.
Como toda cidade aberta ao Kismo vive-se a sensação do salve-se quem puder. As questões humanitárias ficam no plano da boçalidade da novela ou da filantropia quinquagenária, pois as novas fundações são ONGs e estão quase todas para sugar o Tesouro Nacional com o apoio
dos técnicos políticos de plantão. Estão na onda do capital. Também é mais evidente que sindicatos são fachadas comerciais apenas. As resoluções são jogos de cartas marcadas - não tardam em criar descontos extras nos salários já estrangulados por impostos e custo de vida alto.
O pobre ganha o suficiente para sub existir em áreas cada vez mais distantes dos centros importantes. Novidade?
O estado de euforia gerado pelo exaspero do lucro individualizado, a mídia induzindo ao consumismo, as oportunidades desiguais a partir da distribuição de renda fazem desta capital um lócus da busca do lucro fácil e rápido, a educação em frangalhos, o egoísmo aparente, o medo generalizado, uma megalópole, uma face: locomotiva da ganância.
Numa ponta a elite quer garantir a lucratividade: explora os empregados, manipula dados (Paulo Preto secretário do governo José Serra separou da esposa para pagar menos impostos - ainda moram juntos), sabota, corrompe sempre que precise; na outra ponta sujeitos das classes C, D que não aceitam esta desigualdade, não acreditam no judiciário, sabem que em todas as esferas os homens são passíveis de corrupção porque o exemplo vem de cima, roubam, matam, extorquem e continuam livres assim como os membros da elite que corrompem, superfaturam, manipulam...
Enquanto isso dois grupos estúpidos se matam. O primeiro: a força repressora do Estado (homens com salários mais que dispares numa corporação) faz estes sujeitos acreditarem num sistema que ninguém acredita (boa parte deles estão a serviço do crime) os outros são homens de bem, mas se equivalem a bonecos morrendo nas ruas em troca de uma causa que não é sua. O segundo: a sociedade marginalizada por falta de opção ou por vontade própria rouba, tira a vida de inocentes, destrói lares, atormentam, apavoram, extorquem, usurpam, corrompem, manipulam.
Chegamos a uma infeliz coincidência: o bandido pratica iguais atos da elite, mas em locais e maneiras diferentes! Chagamos a uma infeliz conclusão: nada vai mudar!
As cidades grandes são as novas prisões modernas para garantia do lucro fácil de um grupo e o crime é um artefato para que esse grupo entre em cena como "salvador da pátria" de todas as semanas.
As grades gigantes nos circundam dia após dia.
O medo invade as ruas. As pessoas temem dar informação a outrem. Os adolescentes promovem escárnios, pensam ser melhores que outros povos e outras culturas (alguns são adultos com cérebro de adolescente). Motoristas não respeitam ciclistas; funcionários públicos (quando autoridades) impõem-se por medo de represálias não pelo respeito (você sabe com quem está falando?). A pobreza cresce diametralmente a riqueza de alguns. As leis (em parte) são cumpridas quando a mídia sensacionalista promove seu escarcéu de práxis. O crime é fortalecido dia após dia não se sabe por quais forças.

Assim quer o patrão nosso de todos os dias: o Sr. Kismo.

_____________  JORNAIS  ______________________



15/11/12



Oito são mortos na Grande São Paulo; três policiais são baleados

_____________________



Noite tem saldo de sete mortos e 14 feridos na Grande São Paulo;

Familiares de PMs fazem ato contra violência na Avenida Paulista;

______________


Tenente diz que não denunciou PMs por ter medo de represálias.

_______________


16 de novembro de 2012 | 13h 18

Promotor visa bloqueio de R$ 3,5 bi de Maluf.

Para promotor, decisão da Corte de Jersey abre portas para bloqueio definitivo dos bens



http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,promotor-visa-bloqueio-de-r-35-bi-de-maluf,961116,0.htm 


(eis aqui uma das piores formas de violência: corrupção)

_______________



17/11/12



Noite de violência em SP tem chacina e arrastão com ao menos 8 mortos

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,noite-de-violencia-em-sp-tem-chacina-e-arrastao-com-ao-menos-8-mortos,961425,0.htm

___________________________

17/11/2011

Executada com 10 tiros na frente da filha


...policial militar Marta Umbelina da Silva, de 44 anos, resolveu acompanhar a filha mais velha, Joyce, de 21, até o ponto de ônibus. Levou junto a caçula, de 11. Ela andava preocupada com a segurança da família...



http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,executada-com-10-tiros-na-frente-da-filha,961563,0.htm

_______________________


18/11/2012 - 05h45

Governo paulista também anunciou em jornal-fantasma

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1187128-governo-paulista-tambem-anunciou-em-jornal-fantasma.shtml

__________________________


18/11/2012 - 03h00

'São Paulo faz muita gente cultivar neuroses', diz documentarista de animais

Em 20 anos de carreira por trás das câmeras, o paulistano Lawrence Wahba, 43, já registrou de focas siberianas de água doce a gorilas em Ruanda. Os perigos da selva, porém, não o assustam como a violência da capital.



http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1186238-sp-faz-muita-gente-cultivar-neuroses-diz-documentarista-de-animais.shtml

_______________________


SÃO PAULO 
17/11/2012 - 11h02



PT (partido do Lula) se cala sobre reaver verba desviada por Maluf.



A decisão contra Paulo Maluf (PP-SP) em Jersey ocorre no momento em que o deputado federal negocia com o prefeito eleito pelo PT, Fernando Haddad, cargos na Prefeitura de São Paulo.


http://www1.folha.uol.com.br/poder/1187054-pt-se-cala-sobre-reaver-verba-desviada-por-maluf.shtml

____________________
 
São Paulo 12/04/14 

São Paulo tem a quita maior taxa de homicídios do mundo:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1439591-sp-tem-a-5-maior-taxa-de-homicidios-do-mundo.shtml

_____________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa