Pular para o conteúdo principal

Carta aos brasileiros

Devemos exigir educação pública de qualidade - afinal somos nós que pagamos essa conta. Esse modelo pautado nas necessidades do mercado tende a forjar cidadãos técnicos e acríticos em todos os níveis da sociedade. Estes cidadãos logo lotarão as câmaras e assembleias defendendo tecnicamente sua conta bancária (ou os políticos de sua cidade mostram-se diferentes?).
Quando conseguirmos que maior percentual do PIB (produto interno bruto) seja destinado à educação teremos inúmeros benefícios em longo prazo.
Em curto prazo evitaremos que este valor seja "mal versado" como dizem os políticos evitando, assim, chamar seus semelhantes (vulpinos) de larápios do erário.
Vamos precisar de um exercito de fiscais (o povo) para acompanhar os milhares de prefeitos e as centenas de milhares de vereadores afoitos, ávidos pelo enriquecimento, pois já descobriram que só tem vantagem financeira neste país quem está ligado ao Estado, seja em cargo concursado seja em cargo eletivo, eis o caminho das benesses, da alta roda de amizades, dos conchavos, dos acertos em que o povo é tornado limbo da nação - relegado ao último plano -, pois não conhece o que poderíamos chamar de direitos e deveres, não entendem que o Estado é uma globalidade nacional e não "é" este ou aquele político ou magistrado. Desinteressado e disperso o povo paga pelas alegrais de uma cambada togada e outra de paletó (falo de grupos de inúteis e corruptores alocados nas esferas de todos os poderes constituídos) faturando duzentas vezes o que recebe um trabalhador que não teve chances de se educar.
Eis o retrato 3/4 de um país sem educação de qualidade em que os cargos eletivos de maior importância para o pais (presidência e governadores) são tratados pelas agências de publicidade como um produto qualquer adaptado ao gosto do cliente (o eleitor).
O eleitor desatento compra um presidente ou governador fabricado pelas agências de marketing. Não pelo que este represente de fato, mas exatamente aquilo que tenha como projeto de líder torna-se vestimenta  do candidato mediante percepção do mercador (o dono da agência). O produto (o político) eleito deve a muitos, menos ao povo, pois nunca o viu como fim, sim como meio.
Como é um produto e menos um político não reconhece seu povo nem tem préstimos pela sua nação.
Somente uma educação de qualidade pode fundar um patriotismo equilibrado e políticos comprometidos.
Políticos do presente tem neste projeto de iniciativa popular a chance de provar que são patriotas, que amam sua nação e não estão legislando em causa própria (como sugere as inúmeras denúncias: tanto do ministério público quanto da imprensa quais no dia seguinte se tornam mais um causo das páginas policiais). Tem nesse projeto a possibilidade de mostrar que o povo é seu fim e não seu meio de manter-se no poder.
Chega de pão e circo para o povo! Chega de Vespasiano (s) no poder! Educação sim é o melhor caminho para um país que se pretenda igualitário o resto é balela. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa