Pular para o conteúdo principal

Pera caput est blasphemant fortunam



Muitas pessoas na sociedade usam da bajulação como meio de crescimento. Na política, nas empresas, nas repartições públicas, nas casas de comércio da fé, etc., ou seja, os humanos em algumas ocasiões imitam os parasitas. Como seu conhecimento é limitado não compreende o sentido do termo epífita e se “sim” não daria importância.
Seu desejo de vencer (financeiramente) não o poupa do vexame da submissão voluntária.
Normalmente o louvaminheiro é aquele indivíduo que tem como foco agradar o líder a qualquer custo, diante disso passa por situações adversas apenas para ser “reconhecido” num momento posterior. É sua meta aparecer a todo instante.
Esse verme não encontra-se somente em ambientes que exijam protocolo. É possível também encontrá-los entre famílias abastadas dispensando seus gestos dóceis. Um bom samaritano que quer ficar rico.
O bajulador não tem identidade própria, sua vontade de assumir a posição do superior imediato é tão gigantesca que faz membros de uma reunião pensarem, por alguns instantes, que estão diante do futuro prócer.   Em várias situações o pelego aparenta aquilo gostaria que pensassem que é, não o que é de fato porque (sabe-se) envergonharia de sê-lo.
Aos que não cabem neste padrão são dados a obliteração, não há reconhecimento por suas efetivas competências, não são levadas em consideração suas habilidades caso surjam oportunidades de crescimento profissional. As probabilidades são maiores aos fingidos e matreiros, tanto é que para ser o líder de uma equipe os testes de conhecimento específicos são rarefeitos, basta a amizade do grande chefe.
Algumas atitudes que denunciam um pelego parecem migrar de empresa em empresa como mensagens sub liminares se transformando em mandamentos. Vejamos alguns destes. Em latim para solenizar "pera caput est blasphemant fortunam", ou seja, "o saco do chefe o corrimão para o sucesso:"
1.  Ignorar a correção da língua se o chefe também a ignora, a ideia de regionalismo predomina. A ordem é semelhança;
2.       Não se importar com a repercussão ao escrever um texto mal sucedido, uma vez que não se revisa. A pressa perdoa;
3.       Ter sempre um rostinho bonito ou quase. O sorriso (até o mecânico) tem de ser pronto;
4.       Rir de todas as piadas sem graça que seus morubixabas  contam. Faz bem ao ego de ambos;
5.       Estar bem posto quando o chefe pede algo, leva vantagem o sempre presente;
6.       Não perder uma festa da elite da empresa. Afinal são amigos, ao menos parecem;
7.       Dizer que o esporte que o chefe pratica é  quintessência  na atualidade, não importa se ele não entenda o que é quintessência;
8.       Rir das gracinhas encantadoras que o chefe conta dos filhinhos. Não existem crianças tão perfeitas como os filhos de um prócer;
9.       Lembrar-se de feitos memoráveis desta personagem. Sua posição é sempre majestosa;
E a grande sacada:
10.    Delatar alguém de vez em sempre, de preferência aquele que ameace uma conquista anterior a do pelego sem competir à sua maneira.

Como a filáucia é rara em sociedades capitalistas e adulões são pragas sociais jamais nos veremos livres dessa laia. Dizia o Barão de Itararé (1) que “o homem que se vende recebe sempre mais do que vale”. 

Em suma, não negue sua essência para ser aquilo postiço por 30 ou mais dinheiros. Ou se não crer na essência e entender a vida no modelo existencialista analise o que passam os ratos pelo pouco tempo que vivem.


 Por Editor Chefe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa