Pular para o conteúdo principal

Fim do mundo. E se...?

Alguns adoram esta frase (e se...). É um vício na utopia, é uma porta para algo improvável, uma prévia de uma hipótese; um apego ambíguo a realidade. vai saber... 

O "e se" é tão intenso que já desestruturou o Armagedom tido como certo por algumas religiões, quica a última etapa das sociedades dos homens; fato é a frase celebre "e se o mundo acabasse" pôs um gostinho de dúvida no fim de todos. Este "e se" nega a certeza do fim tão cantado por carolas e afins.

Os cientistas afirmam que mais alguns milhares de anos o sol, que é uma estrela como tantas, deixará de brilhar, será o fim da terra; os ascetas e os séquitos religiosos juram que falta pouco:

UMA HORA é o que prega a comoção geral! O que faria? O que farei?

Quis pensar em abandonar o agnosticismo e ir a genuflexão. Melhor não, não gosto lideres, o anarquismo me é mais forte.

Não se sabe se coincidência iniciou-se um eclipse não previsto pelos astrônomos dez minutos anteriores a hora  da desdita.

O pavor, a tormenta, a insensatez estão instalados nas faces esquálidas dos cidadãos - agora - transeuntes sem origem, sem berço nem honrarias, sem seus protocolos soberbos.

Sinais de rádio, telefone e TV são abalados, nada serve, nunca serviram também, só a alguns...

Deveria estar assustado... Não sinto nada; dor; sentimento de perda; remorso, nada. Tenho 27 anos, reajo sem lamentações, feito um homem de 90 anos que amou e odiou a vida - neste momento não se importa. Sente-se bem, sem culpa.

Madames deixam suas poses de lado e rasgam suas roupas em sinal de desespero. Donas de casa, gordas pelo sedentarismo, quebram o que podem acompanhadas de um “NÃO” vindo de suas entranhas.  A arrogância dos homens engravatados e outros carregadores de pulseiras de ouro parecem ter lhes dado um efeito inverso e levando-os a trejeitos de fêmea, não querem aparentar mais tão másculos. Fechei a janela!

Como é o fim talvez não devesse agir sobre nada... Escrever, pensar, falar, registrar. Ninguém lembrará, não servirá, não haverá história, ouvintes ou emissores. Está tudo muito estranho... Será o efeito cascata do pânico coletivizado?

Um calafrio pergunta: Por que o fim grupal é mais sombrio que o particular? Talvez no particular já esteja o fim coletivo que não se tem nova oportunidade para entender diferente disso.

Parece que o "e se" agora “é”. Sinto uma necessidade insólita de registrar este momento, mas para que? Se vamos todos?

Não quero fenecer triste. Para esta hora exijo uma trilha sonora: alguns acordes psicodélicos das guitarras dos anos 70, "letras em sexto sentido" e distorções de toda sorte com pedais gastos pelo tempo. Enquanto isso deito no chão a olhar o zênite. 

De onde virá fim? De baixo, de cima? Do meio? Tirarão o oxigênio, a gravidade? Sei lá! Os acordes soam mais fortes que a histeria na rua. Tudo bem! Posso ter um orgasmo ouvindo as distorções das guitarras e do sax.

Temos algum tempo... Não sinto dor, saudade... Fui explorado nunca quis o explorador, quem sabe isso justifique a inércia emocional. Não é hora de ressentimentos, agora sim somos todos iguais diante de um eclipse acompanhado de uma ideia fixa da humanidade. “E se...?”

"E se" não houver destruição como pintam as profecias? 
Bastaria o fim da força gravitacional, a falta luz ou qualquer outra condição atípica ao corpo humano. Sei lá! Ou ainda outros fatores de vida que não temos conhecimento, pois nossa atenção está fadada ao terrorismo dos deuses (primeiros exemplares de regimes totalitaristas) ou a certeza da ciência.

Não vou correr para abraçar ninguém, não vou me entregar ao frenesi da massa absorta em círculo. Todos em busca de novos sortilégios. Sentado no sofá a beira do abismo observo (ouço) o brado da multidão antes dada as alegrias toscas, ao presenteísmo, a reza e ao pecado (segundo suas próprias crenças) agora perdidos dentro de si, pois não existiam personalidades próprias, sim mimeses em respostas as eventualidades. Neste momento não sabem o que são - não se reconhecem como nada, apenas como perdidos.

Nada me apavora! Nenhum movimento sob os pés somente a penumbra tornada soturna pelo alarido.

Talvez não haja fim e o fim que se espera esteja somente dentro de cada um... O fim como validade mental da sociedade: obsolescência programada involuntária. Afinal  a humanidade precisa (desde que pensa ter saído das sombras) romancear seus dias, nada melhor que o masdeísmo validando suas ações.

Abro a janela.

Extasiados em seu desespero sobem, descem, pulam, gritam; ouvem-se lamentos, louvores, blasfêmias; vê-se esconderem-se, desmaios, outros se abraçam, pedem perdão...

Num momento de calmaria outros oferecem ajuda e alimento aos pobres. Se não uma tarde traçada para o fim diria que estamos num final de ano caloroso (não é natal).

O eclipse toma força! As guitarras vibram em meus tímpanos, os olhos não querem compreender a histeria por não acreditar...

Replica o juízo: a massa vive de qualquer ideologia ou dogma (no cerne se equivalem).
Se a penumbra propuser a nova forma de vida humana logo estarão habituados, só não poderão dizer que "não há nada de novo embaixo do sol" uma vez que reine a sombra. Pouco mudará. Surgirão novos antolhos dogmáticos e ideológicos; os intelectuais continuaram insulados; novas mulas sentarão em tronos presidenciais, nas cadeiras numeradas das academias literárias; farão novos produtos para a hora da morte e uma nova data para o fim do mundo. Teremos uma sociedade renovada pronta para o "novo fim:" o de ser feliz a qualquer custo - na terra ou não. 

Faltam 5 segundos. (?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa