Pular para o conteúdo principal

Epílogo: Os sentidos dos sentidos e da liberdade


Perseguia na mente os sentidos dos sentidos: seus significados; o sentido que damos ao que acreditamos fazer sentido, o que fazemos dele e o que ele nos obriga a fazer.
O sentido tem coloração polissêmica, não tem forma, a forma dada parte da subjetividade sendo assim é diferente da ordem subjetiva enquanto consciência coletiva, geralmente, indutiva às realizações práticas diárias visando consequências a longo prazo, isto é,  são as velhas afirmações hereditárias que parecem ter sentido. Em outras situações o sentido pode ser direção, satisfação, lógica, definições que não conheço e a mais nobres de todas: os cinco sentidos. Nem sempre lembramos que os temos, vivemos ocupados (ou condicionados). Talvez tivéssemos mais cuidado se nos faltasse um deles.
Poderíamos classificá-lo com qualquer som que de algum modo se colocasse como objetivo, direção, satisfação, etc.,. No entanto a semiologia nos trouxe para este ruído que designa o sentido de "sentido."
O sentido só é entendido lógico quando edito ou reedito algo consagrado, doutro modo (revolucionando) nada, a princípio, faz sentindo. Por quê? Porque o novo desestabiliza a mente. Isso me dá garantias que imaginar-se livre de algo é falso engano, pois não há formas de libertação sem luta externa ou interna (assim nos ensinaram), sem fuga do condicionamento que não tarda levá-lo a outra forma de condicionamento, mas uma vez liberto do elemento aprisionador limitamo-nos a prisão do gozo da suposta liberdade ou desta veleidade que é pura expressão dos sentidos definidos pelo meio. Disse algo próximo de: a liberdade que anelamos é uma expressão biológica, nem tanto social. Esta última é fantasiosa.
Como escrevinhei em outro momento nestas páginas: existe um "gozo incontido na independência" que em minha tosca concepção origina-se no campo psicossomático fundamentador dos cinco sentidos alimentando-se de suas próprias projeções - condicionando formas peculiares de percepção chamada realidade (quando dada) amparada em eternas ambiguidades, ou seja, em toda espécie de real oferecido há polos negativos e positivos, um fio de tensão. Um sim - um não. Disso só é possível uma expressão verdadeira (sobre tal realidade) argumentos que não partam de sua essência, que sejam imparciais e sem apelo emocional, emoção: elo do endógeno ao exógeno. A imparcialidade é uma das formas mais dignas de liberdade, talvez a única porque toda forma ou garantia de liberdade é condicional; a liberdade condicional de um presidiário não difere de seu período anterior ao crime, nem da sua; os sentidos são uniformes em si, porém sem forma na expressão, a correção ou falha são condições sociais.
Os olhos só desejam o belo (que costuma ser novo); o tato pretende o tépido; a audição busca concordância; o paladar o prazer, o olfato o que convêm a todos. De qualquer modo estão comprometidos com o prazer mutuo que venha gerar sensações de liberdade; abstrai-se que não fora nossa condição política a fundamentadora da nossa busca eterna por independência, também se pode dizer que liberdade é imanência orgânica e intrínseca em todos os indivíduos - sendo um crime contra a ordem humana (se é que ela existe) lançar mão de estratégias para encaminha-la a algo que não realize plenamente seus sentidos.
O desejo dos sentidos é a liberdade (...).
Não se tira um mérito histórico, mas se reflete sobre. Em relação aos sentidos e a liberdade supomos que ter bradado "liberdade, igualdade e fraternidade" não é préstimo somente francês, sim sua coragem de coletivizar o que está em nossos genes, aflorado em nossos sentidos e carregando nosso imo; entende-se que você pode ser sua visão de mundo, suas vontades, sua compreensão, mas só "é" enquanto compreendido numa ação e só será visto ou existirá nela. Quis dizer: A liberdade está dentro de nós! Não precisamos brigar por ela. Quando brigamos damos ao outra metade do poder de decisão sobre nossos sentidos. Dedique-se a fundar o sentido de sua liberdade. Ela é uma armadura irresistível forjada de força e beleza!   Somente a liberdade faz sentido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa