- Não saber do fim, mas saber
dos fins;
- Buscar veleidades alheias,
se próprias algo já infundido e naturalizado pela práxis;
- Horário para: acordar,
comer, ser transportado (como animal) ou, viver em filas nas ruas ocupando
a cápsula particular, chegar, sair, rezar (não faço nem conheço quem faça,
contudo os proselitistas estão comprando de canal de TV a petróleo),
deitar: onanismo - e finalmente perde-se disso tudo num novo sono; horário
para: acord...
- Servir, respirar
fumaça dia e noite;
- Devastar a fauna e a flora -
viver em escaramuças diárias com a natureza: nosso pão;
- Não reconhecer o próximo
como parte de nós, fingir superioridade: enganar a si;
- Criar regras, condicionar
pela persuasão e por opressão;
- Gerar guerras: morticínios,
fome, hecatombes, sede, desolação;
- Viver sob a usura do Estado
e de um sistema prostituído justificado numa falsa eugenia;
- Aceitar mentiras
legalizadas;
- Aguentar a loucura das
religiões que juram ter o caminho da salvação (queria me salvar de seus
arroubos que promovem o caos e a limitação do homem em uma figura
estática, em palavras, ideias ou ideais monótonos);
Relações carregadas de emulação. Causas venais. Ideias à outrem custam submissão.Apesar do frenesi tacanho da "sociedade do desejo e das realizações" multiplicamo-nos como uma colônia de bactérias sobre um planeta moribundo acreditando num além-idílico ou numa realidade impossível.O homem é o fim do homem.- Não saber do fim, mas saber
dos fins;
Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. A pedagogia da existência e a pedagogia da essência. (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit
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